| CERTIFICAÇÕES |
Global Gap
GLOBALGAP é uma organização privada que estabelece normas voluntárias para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo.
A norma GLOBALGAP foi principalmente elaborada para reafirmar perante os consumidores que a produção alimentar nas unidades de produção agrícola é realizada através da minimização dos impactos negativos de operações agrícolas no meio-ambiente, redução do uso de insumos químicos e garantia de uma abordagem responsável dos assuntos de saúde e segurança dos empregados e saúde animal.
GLOBALGAP é uma organização privada que estabelece normas voluntárias para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo. O objetivo é estabelecer UMA norma de Boas Práticas Agrícolas (BPA) que inclui diferentes requerimentos para os diferentes produtos e que possa ser adaptada a toda a agricultura mundial.
GLOBALGAP é uma norma dita "pre-farm-gate" (antes da saída da unidade de produção), o que significa que o certificado abrange toda a produção do produto certificado: começando pelos insumos, como por exemplo forragens ou plântulas e todas as atividades agrícolas, e terminando com o momento em que o produto deixa a unidade de produção. O selo GLOBALGAP é uma marca comercial destinada ao uso de empresa para empresa e, como tal, não é diretamente visível para o consumidor final.
A certificação GLOBALGAP é efetuada por mais de 100 organismos de certificação independentes e oficialmente reconhecidos em mais de 80 países. O esquema é aberto para todos os produtores no mundo inteiro.
GLOBALGAP inclui inspeções anuais dos produtores assim como inspeções adicionais não anunciadas.
A GLOBALGAP consiste num conjunto de documentos normativos. Estes documentos incluem o Regulamento Geral GLOBALGAP, o documento GLOBALGAP Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento e a "checklist" (lista de verificação) GLOBALGAP.
A norma GLOBALGAP está sujeita a uma revisão tri-anual no quadro do ciclo de melhoria contínua que leva em consideração o desenvolvimento tecnológico e dos mercados.
Para maiores informações acesse www.globalgap.org |